O Sumô de Robôs da CTRL 3D na Latinoware 2025 está chegando!

O evento onde a robótica e a imaginação ganham vida!
Programe, crie e descubra novas maneiras de superar limites com seu robô.

Conceitos

Conceitos

O Sumô de Robôs é uma competição inspirada no tradicional esporte japonês de sumô, onde dois robôs autônomos se enfrentam em uma arena circular, conhecida como "dohyo".

Princípios

O objetivo é empurrar o robô adversário para fora da área delimitada, simulando o combate físico dos lutadores humanos. Essa modalidade de robótica combina princípios de engenharia, programação e design, desafiando os participantes a criar máquinas robustas e inteligentes.

Competição

Ao sinal de início, os robôs se movimentam automaticamente, sem controle remoto, utilizando sensores e algoritmos pré-programados para detectar o adversário e tentar empurrá-lo para fora da arena.

Regulamento

A competição de segue normas rigorosas para garantir o equilíbrio e a justiça entre os participantes. Abaixo estão as principais regras e especificações técnicas que todos os competidores devem seguir para a construção e operação dos robôs. Para mais detalhes e regras completas, consulte o regulamento completo da competição.

Especificações dos Robôs

  1. Tamanho: Máx. 25 × 25 cm no início (sem limite de altura).
  2. Peso: Máximo de 1 kg.
  3. Componentes obrigatórios:
    • Um Arduino Uno ou similar, não pode conter Bluetooth, Wi-fi ou outra conexão sem fio
    • Dois motores de tração (1:48).
  4. Rodas ou esteiras: Livre escolha de tamanho e material.
  5. Bateria: Livre escolha, inclusive com "step-up", desde que observada a tensão máxima de 10 volts.
  6. Mecanismos Expansíveis: São permitidos após os 3 segundos.
  7. Componentes livres: Ponte H, relê, sensor (ultrassônico e de linha).
  8. Proibições: Não são permitidos dispositivos que causem danos ao oponente, como fogo, serras ou martelos.

Estrutura do Torneio

  1. Árvore de Torneio: Definida por sorteio com todas as equipes.
  2. Rodadas:
    • O vencedor de cada partida avança para a próxima rodada.
    • Os perdedores da primeira rodada competem na repescagem.
    • Após a repescagem, robôs eliminados não podem voltar a competir.

Competição

  1. Limite de tempo: Cada partida dura até 2 minutos.
  2. Critérios de vitória:
    • Se as duas rodas motoras de um robô saírem completamente da arena, o outro robô vence.
    • Em caso de empate, o robô mais leve vence.
  3. Movimentação: No início da partida, os robôs devem ficar imóveis por 3 segundos.

Arena

  1. Formato: Circular, com diâmetro interno de 80 cm.
  2. Delimitação: A borda é marcada por uma linha preta de 5 cm de largura.

Penalidades

  • Queima de largada: Desclassificação se o robô se mover antes do início oficial da partida.
  • Interferência: Os participantes não podem interferir na operação dos robôs durante a partida.

Explorando os componentes essenciais

Arduino:
o microcontrolador capaz de ser programado e reprogramado para execução de tarefas, que permite a criação e controle de diversos projetos criativos.
É como um cérebro para coisas como luzes piscantes, sensores e motores. Sendo possível programá-lo para fazer coisas diferentes e interagir com o mundo real, E o melhor, tudo isso opens-source, e com diversas interfaces, com programação para iniciantes com blocos, como Tinkercad https://www.tinkercad.com/ ou Robison https://app.ctrl3d.com.br/robison , ou programação direta na sua IDE com código baseado em C.

Importante: Não é permitido uso de Arduino com Wi-fi ou Bluetooth, ou placas com We-mos ou Raspberry que tem conexão. O recomendado é o arduino Uno, mini ou micro.

Sensor de linha:
O sensor de linha funciona utilizando um LED emissor de luz (4), que emite uma luz infravermelha que não é visível. O outro LED, da cor preta (5), é o receptor de luz infravermelha. O sensor vem equipado com dois LEDS, vermelhos ou verdes, indicados pelos números 1 e 2. Quando o sensor detecta uma superfície clara, ambas as luzes acendem; quando detecta uma superfície escura, apenas uma LED acenderá. No entanto, para um bom funcionamento do sensor, é essencial que o SENSOR DE LINHA SEJA REGULADO. Com o sensor posicionado, na iluminação adequada, utilize uma chave philips, gire com cuidado o potenciômetro, marcado pelo número 3 na figura abaixo. Gire até que o sensor passe pela linha escura e faça um LED se apagar e, ao estar em superfície clara, os dois LEDs acendam

Sensor de distancia:
O sensor de distância ultrassônico também é um item obrigatório, esse sensor é capaz de medir distância entre 3cm e 3 metros, funciona medindo o tempo entre a emissão e recebimento do som, da mesma forma que alguns animais, como o morcego utilizam ondas sonoras para mapear o espaço. Uma dica é utilizar biblioteca ou função pronta para converter esse tempo em distâncias, o tinkercad e a plataforma do Robinson trazem tais funções.

Baterias:
Pilhas são dispositivos portáteis que fornecem energia elétrica por meio de reações químicas internas. Elas são compostas por um ânodo (pólo positivo), um cátodo (pólo negativo) e um eletrólito. Conforme a reação química ocorre, elétrons são liberados, gerando corrente elétrica utilizada para alimentar dispositivos como controles remotos, relógios e muitos outros dispositivos eletrônicos.

Ponte H:
A ponte H também é obrigatória, e serve para destinar a energia das baterias diretamente para os motores. O Arduino fornece corrente máxima de 400mA, já os motores podem consumir mais de 1.5 A, dessa forma a ponte H será usada para receber o sinal do arduino e destinar energia para os motores, o modelo recomendado é CI L298N, que pode ser utilizado já pronto na Shield.

Motor:
O motor é o responsável pela tração do robô. Cada equipe pode utilizar até 2 motores DC com caixa de redução, limitados a uma redução de 48:1, que garantem força e controle adequados para a arena de Sumô.

É recomendado o uso de motores com eixo duplo, que permitem maior estabilidade e melhor acoplamento de rodas ou engrenagens. A tensão de alimentação deve respeitar o limite de 10 V no início da partida.

Dica: escolha rodas compatíveis com o motor, e fixe bem o conjunto para evitar perdas de potência durante os empurrões.

Para simular seu circuito e tirar dúvidas, temos uma sala de aula compartilhada no tinkercad, com alguns circuitos prontos para simular o robô.

Realização

Logotipo da Ctrl 3D Robótica Educacional. O logotipo apresenta a imagem de um robô estilizado com olhos circulares e antenas, ao lado do texto 'Ctrl 3D' em cinza e azul, seguido de 'Robótica Educacional' em fonte menor.

Apoio

Logo da Latinoware 2025, com a palavra 'LATINOWARE' em branco e amarelo, e '2024' abaixo. O logo inclui um globo estilizado feito de pontos em um fundo roxo. Logo do Itaipu Parquetec, com uma representação estilizada da América do Sul em quatro cores — vermelho, amarelo, azul e verde — ao lado do texto 'itaipu parquetec' em letras minúsculas, em um fundo branco.